6.12.12

Cancro de mama


Quem me seguiu lá no outro blog, certamente se lembrará que tenho uma amiga a lutar contra um cancro de mama. Atrevo-me a dizer que nos dias que correm este cancro é tão banal que chega a ser assustador.
Mas, no caso dela, não houve o tão afamado caroço. Nem foi detectado por apalpação. Foi sim numa mamografia de check-up anual, feita dias antes de ir de férias, em Junho deste ano. Deus, Anjo da Guarda, qualquer-coisa, estava com ela naquele dia. O técnico que lhe fez a mamografia viu 'alguma coisa' e quando ela se estava a vestir, foi chamada para repetir o exame. "O equipamento deve ter pifado", pensou. Depois da repetição foi aconselhada a falar com a médica e fazer uma biopsia. Veio o resultado de Carcinoma invasivo qualquer coisa e mais uns quantos palavrões.
Bom, o resto é o procedimento normal neste tipo de cancro. No próximo dia 11 será operada e os profissionais que a vão operar é que vão decidir na hora o melhor a ser feito no caso dela. A maior probabilidade é a remoção da mama direita, soube ontem, porque o tumor só regrediu 1cm e pouco. Ontem à noite falámos um pouco. Doi. Doi tê-la assim. Querer que isto não passe de um pesadelo.
Seja como for, há que viver um dia de cada vez. Foi assim que ela começou aquele e-mail de Junho, a contar-me o que eu já tinha estranhado dias antes, pois só com as letras consegui perceber que ela não estava bem. Adoro-te amiga. Se para viveres mais 50 anos tiveres de passar por isto, que assim seja.

Com este post alerto para que façam a mamografia/eco mamária. Ela não tem antecedentes, ela não tem 45 anos. Peçam aos vossos médicos. Ainda há profissionais que pensam e dizem "ah, isso é só a partir dos 45..." Bullshit!

2 comentários:

Djow disse...

A operação é já amanhã... :/

Espero que corra tudo bem, e ficaria muito feliz se conseguissem arranjar outra solução que não a extracção da mama por completo. É muito duro uma mulher ter que passar por isto...

Força!*

_grey_ disse...

É amanhã sim.
Estarei em modo "pray" e vou esperar ansiosamente por notícias. Vai correr bem. Que lhe façam o que for melhor para ela. Ela está consciente disso.

Obrigada!

Logo terei o trabalho árduo de ajudar o meu filho a decorar uma abóbora. Help.